Free Web Site Counter
Free Counter

sexta-feira, outubro 24, 2008

Espanha aprova (aumento do) transvase do Tejo que pode afectar caudal do rio em Portugal

Espanha aprova transvase do Tejo que pode afectar caudal do rio em Portugal
24.10.2008
Lusa, PÚBLICO



"O Governo espanhol aprovou hoje um transvase de 40,5 hectómetros cúbicos de água entre os rios Tejo e Segura, correspondente ao último trimestre do ano. A questão há muito que gera polémica no país vizinho e em Portugal. As associações ambientalistas alegam que os critérios de cálculo dos desvios de água estão desactualizados e que não se tem tido em conta a diminuição progressiva do caudal do rio mais comprido da península.

O valor do transvase foi definido durante a reunião do Conselho de Ministros (22,5 hectómetros serão para abastecimento humano e os restantes para rega), anunciou a vice-primeiro-ministro, María Teresa Fernández de la Vega. Segundo o Governo espanhol a medida beneficiará 2,5 milhões de habitantes em 79 municípios de Múrcia, Alicante e Albacete.

O valor do transvase foi determinado pela comissão que gere o tema, numa altura em que as reservas na nascente do Tejo se situam nos 315 hectómetros cúbicos, acima dos 240 hectómetros cúbicos limite.

Mas a medida não é consensual. A decisão foi contestada pela região de Castela La Mancha e por associações ambientalistas tanto de Espanha como de Portugal que exigem novos critérios para cálculos de desvios de água que dizem estar desactualizados desde dos anos 80.

Foi aliás um ano antes, em 1979, que o projecto inicial foi concluído. As autoridades espanholas conceberam-no por considerarem vital o abastecimento das populações do sudeste de Espanha "uma região ideal para a agricultura", mas marcada pela "escassez da água".

Desta forma, o transvase entre os dois rios passou a constar do Plano Nacional de Obras Hidráulicas, em que duas das 14 barragens do rio Tejo, em território espanhol, proporcionam a transferência de água.

Para a Confederação Hidrográfica do Tejo o transvase continua a ser "um elemento fundamental" do desenvolvimento da região mediterrânea do sudeste espanhol".

Tejo vive situação “insustentável”
A capacidade deste rio, de poder garantir um transvase de 600 hectómetros cúbicos, anualmente, "considera-se hoje inalcançável". Desde o início da década de 80 e em média, o Segura recebe anualmente 350 hectómetros cúbicos.

Além disso, esta semana o governo regional de Castela La Mancha denunciou que a nascente do Tejo tem actualmente menos água que a do Segura.

Os dados foram divulgados pela porta-voz do governo regional, Isabel Rodríguez, que referiu que as albufeiras na nascente do Tejo têm actualmente 42 hectómetros cúbicos menos que no ano passado, enquanto no Segura há 21 hectómetros cúbicos mais que há um ano.

A polémica proposta de terminar o transvase entre o Tejo e o Segura em 2015, contida no Estatuto de Autonomia de Castela la Mancha (actualmente em debate parlamentar) deve ser chumbada devido a um acordo político.

Os dois maiores partidos, PP e PSOE, terão já chegado a acordo para retirar esse tema do estatuto, argumento que a água é uma competência nacional e que, por isso, transcende textos regionais, como os estatutos de autonomia.

Ao mesmo tempo, o governo regional argumenta que o Tejo vive uma situação "insustentável" e que nem sequer estão a ser respeitados os caudais mínimos ambientais no que é o rio mais importante da Península Ibérica."


Fonte PUBLICO: Transvase de água do Tejo para o Segura

Comentário: Uma vergonha nao se ver nenhuma movimentação política por parte dos nossos governantes Portugueses, para acautelar o que também é NOSSO, para defender um recurso importantíssimo, tanto em termos Ambientais, e até económico, nas questões realmente importantes simplesmente não reagem... O povo Espanhol luta mais pelos nossos direitos do que nós próprios, já que muitas associações ambientalistas Espanholas e muitos Espanhois têm sido contra este processo de transvase, que há muito nem deveria ser permitido, e que faz com que o rio Tejo chegue muitas vezes à nossa fronteira quase sem água, chegando mesmo a interromper o seu curso... UMA VERGONHA

Etiquetas: , ,

quinta-feira, outubro 23, 2008

Programa ZÉ CARLOS - Critica politica. LOL





Etiquetas:

terça-feira, outubro 21, 2008

Políticas “verdes” da Califórnia criaram mais de um milhão de empregos em 30 anos

Políticas “verdes” da Califórnia criaram mais de um milhão de empregos em 30 anos



Foto fonte wikipédia: Califórnia

Califórnia criou 1,5 milhões de empregos nos últimos 30 anos e poupou 56 mil milhões de dólares (cerca de 47 mil milhões de euros) com a factura energética desde 1972 porque utilizou a energia de forma mais eficiente do que os outros estados norte-americanos, revela um estudo do economista David Roland-Holst divulgado ontem. Em média, um californiano gasta menos 40 por cento de electricidade do que a média do país.

O estudo “Energy Efficiency, Innovation, and Job Creation in California”, coordenado por Roland-Holst, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, revela que as políticas energéticas eliminaram 25 mil postos de trabalho mas criaram 1,5 milhões, de 1977 a 2007.

Este economista do Centro para a Energia, Recursos e Sustentabilidade Económica, daquela universidade, concluiu também que com as medidas os consumidores pouparam cerca de 56 mil milhões de dólares (cerca de 47 mil milhões de euros) com a factura energética desde 1972.

“Os consumidores puderam reduzir os gastos com a energia (...); essas poupanças foram aplicadas em outras necessidades”, revela o estudo, citado pelo “New York Times”...


Políticas verdes e desenvolvimento

Comentário: Afinal desenvolvimento pode ser compatível com redução do consumo energético, menor emissão de CO2 e maior eficiência, ao contrário do que muitos lideres políticos defendem...

Etiquetas: ,

O templo de todas as garrafas



O tempo budista Wat Pa Maha Chedi Kaew, na província tailandesa de Sisaket (600 quilómetros a Norte de Banguecoque), descobriu uma maneira ecológica de se descartar das garrafas de vidro usadas: utiliza-as para construir tudo, desde um crematório às casas-de-banho. Por isso é conhecido por "Wat Lan Kuad" ou "Templo de um Milhão de Garrafas". Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters

Comentário: Forma interessante de fazer reciclagem, e ainda por cima ficou bonito e tornou-se uma atracção turística...

Em:
Um templo feito de garrafas

Etiquetas: , ,

sábado, outubro 18, 2008

Sopa de Plástico - Poluição por resíduos concentra-se nos Oceanos

Sopa de Plástico



"Cientistas alertam para a enorme quantidade de lixo plástico despejado nos oceanos de todo o mundo. Referem as duas enormes ilhas de plástico flutuante do Oceano Pacifico, que são já consideradas as maiores concentrações de lixo do mundo, com cerca de mais de 1000 km de extensão. Esta dupla concentração de lixo extende-se a partir da costa da Califórnia, atravessa o Havai e chega a meio caminho do Japão, atingindo uma profundidade de cerca de 10 metros e 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes de pesca, garrafas, tampas, bolas, bonecos, sapatos, isqueiros, sacos de plásticos, pequenos pedaços impossíveis de identificar e muito de tudo o que é possível ser fabricado em plástico. Segundo os mesmos cientistas, a mancha de lixo, ou sopa de plástico tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.
Esta mancha encontra-se actualmente dividida em duas grandes áreas, ligadas por uma parte estreita, junto ao atol de Midway. Um marinheiro que navegou pela área disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. “Como foi possível fazermos isso?Naveguei mais de uma semana sobre todo aquele lixo...”.
Refira-se ainda que todas as peças plásticas fabricadas desde que se inventou este material e que de alguma forma não foram recicladas, ainda estão em algum lugar do planeta. Simplesmente porque a generalidades dos plásticos demoram entre os 300 e os 500 anos a decompor.
Tamanha quantidade de lixo plástico é grave para a vida marinha. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, o plástico constitui 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos e é a causa da morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos, bem como de mais de cem mil mamíferos marinhos..."

VER ARTIGO COMPLETO EM:

Sopa de Plástico no Blog de Gomes Torres

Etiquetas: , ,

terça-feira, outubro 14, 2008

Centro de Recuperação de Montejunto liberta primeira ave

Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM)



"Ao cabo de um ano de funcionamento, o CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto, efectuou, no passado dia 20, na Serra de Montejunto, a primeira libertação de uma ave recuperada, um momento de significado especial para a equipa, ou não fosse esse o objectivo final do seu trabalho.

A ave libertada tratou-se de um milhafre preto, uma das três aves de rapina que inauguram a actividade de recuperação do CRASM, daí que este acto se tenha revestido de singular importância para a equipa que, durante o último ano, dedicou o seu tempo e esforço ao seu tratamento e recuperação.

Pouco passava do meio-dia quando a imponente ave bateu asas e voou, diante do olhar atento e os aplausos de crianças do concelho e de outros curiosos, que quiseram presenciar o especial momento.

Como explicou José Manuel Bernardo, coordenador do CRASM, o seu destino é incerto, podendo permanecer em Portugal ou voltar a África, de onde é oriunda. Encontrando-se, durante o Verão, em Portugal (e em geral no sul da Europa), por força do Inverno esta espécie de aves migra para sul de África, embora, com a alteração do clima, possa também ficar no norte daquele continente, sul de Espanha, ou mesmo no sul de Portugal.

Centro de Recuperação de Montejunto

O milhafre em questão havia sido transferido da Serra da Estrela, de outro centro de recuperação, tendo chegado ao CRASM com uma fractura de asa (já a ossificar) e problemas de nutrição motivados pela mesma. Todos os restantes são oriundos dos concelhos limítrofes.

Não havendo ameaça de extinção, há no entanto que obstar a que as espécies mais comuns possam vir a cair no estatuto de “vulneráveis”, tal como explicou José Manuel.

O centro carece, porém, de apoio, quer por parte de pessoas, quer de instituições que se queiram associar a esta causa.

Uma das fontes de receita do CRASM reside nos denominados apadrinhamentos dos animais em recuperação. Para se apadrinhar um animal, basta contactar o centro, que tem, neste momento, apenas quatro aves disponíveis para o efeito, três mochos galegos e um milhafre preto igual ao que foi agora libertado"...

"Quem encontrar um animal selvagem ferido, saiba que não deve manter o animal muito tempo ao seu cuidado; não lhe deve dar de comer ou de beber, deve mantê-lo isolado (de modo a evitar-lhe situações de stress), e contactar, de imediato, um centro de recuperação ou o SEPNA da GNR.

O CRASM pode ser contactado directamente pelo número 966 775 515, ou através da Junta de Freguesia de Vilar, ligando o 262 771 060."



Jornal Oeste Online noticia

CRASM Quercus

in Jornal de Rio Maior


Comentário: também já lá fui fazer uma visita e fiz um pouco de voluntariado, muito pouco para o trabalho e ajuda que aquele Centro irá necessitar ao longo de meses e anos de funcionamento que se pretende que seja de sucesso e de aumento e melhoramento constante das instalações, que são bastante boas para o efeito, mas que se forem melhoradas e aumentadas melhor, mas isso só será possível com o contributo de quem quiser ajudar. ADOPTEM POR EXEMPLO UMA AVE OU UM ANIMAL QUE ESTEJA LÁ EM RECUPERAÇÃO.

Etiquetas:

domingo, outubro 12, 2008

A minha página de internet "PEIXES DOS RIOS DE PORTUGAL"

A minha página de internet "PEIXES DOS RIOS DE PORTUGAL"

Se quiser conhecer as espécies de peixes dos rios Portugueses pode conhece-las no meu site, com informações e fotos, mesmo de algumas espécies recentemente descobertas/identificadas. Para além dos peixes fique a conhecer outros seres vivos associados ao meio aquático dulçaquicola e algumas ameaças à biodiversidade dos nossos rios e cursos de água doce...

(PEÇO DESCULPA A TODOS OS QUE TÊM TENTADO VISUALISAR A PÁGINA E NÃO O CONSEGUEM, MAS A GEOCITIES FECHOU AS PÁGINAS GRATUITAS, PARA TER ESPAÇO NOS SERVIDORES PARA SITES TIPO HI5, FACEBOOK, ETC... PORQUE É MESMO ISSO QUE PRECISAMOS, NÃO É?!)

NO ENTANTO ALGUMA EMPRESA COLOCOU PARTE DO MEU SITE NUM LINK À PARTE, ALGUMAS FOTOS E PARTES DO SITE NÃO ESTÃO DISPONIVEIS, MAS TENTAREI RESOLVER O PROBLEMA...

Em baixo novo link:

Para entrar no site CLICAR nos links em baixo:

Entrada no site

Lista de Espécies de Peixes

Impacto das barragens

Etiquetas:

VERDE SUÉCIA - Blog sobre o País que adoptou o ambiente

VERDE SUÉCIA - Blog sobre o País que adoptou o ambiente ... este País parece ser quase o paraíso, para isso só lhe faltavam o que temos em Portugal, o nosso clima divino e as nossas diferentes paisagens... gostava tanto que o nosso País fosse mais parecido com a Suécia, pelo menos na organização e no investimento no ambiente, no entanto estamos tão longe... literalmente!!!



Para consultarem este blog clicar no link em baixo:

Blog Verde Suécia

"Dificilmente a sustentabilidade urbana diz tanto a um país como à Suécia. Corre-lhe nas veias. Por todo o lado se encontram defensores do Ambiente, que é o mesmo que dizer da qualidade de vida."

Etiquetas:

sexta-feira, outubro 10, 2008

Save The Human Campaign - Video muito interessante da MTV

Save The Human Campaign - Video muito interessante da MTV para chamar a atenção para o problema da Humanidade que é o HIV, mais a baixo estão outros videos sobre a crise ambiental... mas só falado em Inglês:






OUTROS VIDEOS:









Etiquetas: ,

Informe-se sobre os perigos da introdução de Espécies Exóticas

Informe-se sobre os perigos da introdução de Espécies Exóticas

A introdução de espécies exótica pode levar à degradação da biodiversidade autóctone. Informe-se dos perigos para a natureza das espécies exóticas e invasoras.



PARA VER O VIDEOS CLICAR NO LINK EM BAIXO:

Espécies Exóticas e Invasoras

Quando é que vamos perceber que a Natureza não precisa da nossa intervenção?? Ela já é perfeita por si só... as espécies que já existem são as que devem existir, não devemos alterar o seu EQUILIBRIO.

Etiquetas: , ,

Aquecimento Global - Se nós desistirmos eles também desistem

Aquecimento Global - Se nós desistirmos eles também desistem:

Este video é um pouco chocante, mas pretende chamar-nos a atenção para a necessidade de a Humanidade tomar medidas urgentes contra as Alterações Climáticas´. Só nós pudemos fazer algo para inverter a situação, toda a Vida na Terra está dependente das nossas acções...



PARA VER O VIDEO, CLICAR NO LINK EM BAIXO:
Quercus tv - Aquecimento Global - Se nós desistirmos eles desistem


Página principal da Quercus

Etiquetas: ,

Programa BIOSFERA vários temas

Programa BIOSFERA vários temas...

Locais ameaçados em Portugal:

O Biosfera foi a locais ambientalmente ameaçados. Da Barrinha de Esmoriz, ao Vale do Tua e vimos o ataque do olival intensivo às azinheiras e sobreiros alentejanos...

Biosfera 148 Locais ameaçados em Portugal



Biosfera 136 - Transvases:

A política de transvases sempre pairou como uma sombra sobre o território nacional. Agora parece ter chegado a hora. Em Alqueva prepara-se uma transferência de água do rio Guadiana para o rio Sado que pode chegar aos 10 milhões de m3. O Biosfera foi antecipar o impacto desta medida na biodiversidade, nos habitats e na qualidade da água...

Biosfera 136 Transvases

Biosfera 167 CIRVER:
2008-08-27 10:08:26

Passados quase dez anos de luta e persistência por uma alternativa à co-incineração são finalmente inaugurados os Centros Integrados de Reciclagem, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER).

Biosfera 167 CIRVER

Biosfera 054 ETAR versus Rio:
2007-08-16 15:02:00

A Biosfera investigou o estado das ETAR em Portugal. Adianta gastar milhões de euros em estações de tratamento de águas residuais quando as ligações dos esgotos apontam directamente para os rios?! Neste programa presta-se particular atenção ao que se passa em Gondomar, ao longo do Rio Tinto e no que foi considerado o rio mais poluído da Europa, o rio Leça...

Biosfera 054 ETAR versus Rio



Biosfera 053 Barragem do Sabor faz sentido?

O Governo de Socrates quando na oposição era contra a barragem, agora é a favor...

Barragem do Sabor faz sentido

Biosfera 037 Zonas húmidas:
2007-07-30 12:27:00

Biosfera 037 Zonas húmidas

Biosfera 034 Qualidade da água:
2007-07-27 12:17:00

Biosfera 034 Qualidade da água

Rio Almonda, documentário Biosfera:

No dia 12 de Março de 2008, foi para o ar o programa "Biosfera" da RTP2, dedicado ao tema da poluição no Rio Almonda e as suas origens. Foi entrevistado, entre outros, o vereador do PSD na C. M. Golegã, Carlos Simões, também na sua qualidade de membro da comissão GRUDAL. Veja aqui o programa. (http://www.golega.net/index.php?option=com_content&view=article&id=106:rio-almonda-documentario-biosfera&catid=36:ambiente-e-recursos-naturais&Itemid=50)


Mais informações acerca da poluição do rio Almonda em:

http://azinhaga.net

http://www.grudal.net/

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, outubro 08, 2008

Já passa de 80 o número de pinguins resgatados nas praias da região do Extremo Sul da Bahia

Já passa de 80 o número de pinguins resgatados nas praias da região do Extremo Sul da Bahia



"Já passa de 80 o numero de pinguins resgatados nas praias do litoral do extremo sul da Bahia, área conhecida como Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento compreendendo os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, e Porto Seguro.

Nos ùltimos quinze dias foram encaminhados para o Ibama de Eunápolis, cerca de 87 pinguins, resultado do trabalhado realizado em conjunto envolvendo: Ibama, Corpo de Bombeiros, Biólogos, Ongs, e a comunidade. Este número cresce a todo momento.

Os pinguins são aves originárias do Pólo Sul, e nos ultimos dias têm sido encontradas nas praias brasileiras e em grande número, resultado do desequilibrio ecológico provocado pelo próprio homem. Como resultado do aquecimento global, estas aves, segundo especialistas, estão migrando da Patagônia - região da Argentina -, empurrados pela La Niña para a faixa litorânea brasileira. Os pinguins de Magalhães nadaram mais de cinco mil quilômetros do sul da Argentina, onde vivem, até a costa brasileira. Eles fazem a migração em grupos, em busca de alimentos"...

Pinguins aparecem nas praias do Brasil

Mais um pinguim resgatado no litoral fluminense

Cemave se mobiliza para evitar a agonia dos pinguins no litoral brasileiro


Comentário: Há pinguins que vivem em zonas temperadas, como uma espécie de pinguim existente na África do Sul, mas esta espécie que está a aparecer no Brasil é mesmo da Antártida e Sul da Patagónia e é a primeira vez que surgem nesta zona do Brasil... isto é algo assustador, o que estará a acontecer, serão já mudanças de correntes marinhas?! Será "apenas" a falta de comida?! ... Estranho, muito estranho...

Bem depois de ler mais uns artigos sobre a noticia cheguei à conclusão que até certo ponto este fenómeno pode ser natural, afinal esta espécie chega a fazer migrações para norte, normalmente não chegam tão a Norte, mas alguns dos animais encontram-se feridos, e assim foram mais facilmente levados com as correntes...

Pinguins chegam a praias do Nordeste brasileiro

Em que meio de comunicação vamos confiar?! Será alarmismo?! Será realemnte algo anormal?! As noticias contradizem-se...

Etiquetas: , ,

terça-feira, outubro 07, 2008

Engenharia Verde ou Engenharia Natural

Engenharia Verde ou Engenharia Natural
... ajudar a Natureza a fazer o seu trabalho.



Engenharia Natural

Esta é uma área emergente, que tem muitas alpicações, tanto para recuperação de espaços degradados, combate à erosão, requalificação ambiental... infelizmente em Portugal ainda é muito recente e muito raras vezes são tidas em conta estas soluções, em detrimento das soluções de Engenharia Civil (através do uso do betão), estas ultimas normalmente mais caras, com altos impactes ambientais e quantas vezes acabam por não resolver nada...

A Engenharia Natural começa a ser utlizada em antigas pedreiras, antigas zonas de extração de argilas, bosques degradados, melhorar o comportamento de cursos de água, tendo em conta a sua função natural e de suporte de vida... Utilizando sempre elementos naturais e muitas vezes vivos (ex: ramos de salgueiros que a cabam por rebentar e formar uma nova árvore...)

Um exemplo do uso desta tecnologia em Portugal ocorreu e continua a decorrer no Paul da Goucha (Alpiarça) através do Projecto Internacional RIPIDURABLE

RIPIDURABLE no Paul da Goucha no jornal O MIRANTE


(in: http://www.ripidurable.com/send_friend.php?lang=1&id_channel=9&id_page=-1)

Etiquetas: ,

O Planeta Terra como um Sistema... (falado em Inglês)

Planeta Terra como um Sistema... (falado em Inglês)




Ver este blog muito interessante onde encontrei o video anterior: http://www.terraquegira.blogspot.com/

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, outubro 06, 2008

Guia de Espécies Submarinas das Berlengas

Guia de Espécies Submarinas das Berlengas



"A identificação de mais de trezentas espécies subaquáticas nas Berlengas, algumas delas observadas pela primeira vez em mergulhos, leva os especialistas a acreditar que esta reserva natural é uma “amostra” da diversidade da fauna da costa de Portugal continental.
“O que existe é bem representativo da fauna da costa portuguesa continental”, disse à agência Lusa o biólogo Nuno Vasco Rodrigues, um dos autores do livro “Guia de Espécies Submarinas”. O livro, que reúne informação sobre trezentas e vinte espécies identificadas na Berlenga através de mais de seiscentos mergulhos, é lançado hoje no Oceanário de Lisboa.

Segundo o investigador, na Berlenga existem características “únicas” na costa portuguesa continental que oferecem condições para as espécies vindas de outras paragens se adaptarem e conseguirem aí sobreviver.

“Na Berlenga concentram-se espécies de águas mais frias e de águas mais quentes, face à influência mediterrânica”, daí a sua biodiversidade”, referiu.

O aquecimento global do planeta é uma das hipóteses apontadas para haver espécies de águas mais quentes a fixar-se nas Berlengas, algumas das quais foram observadas pela primeira vez no trabalho preparatório deste guia"...

Agência Lusa

- 320 espécies em mais de 400 fotografias que retratam os organismos como os
vemos no seu habitat natural.
- 232 páginas com dimensões 15cm*23cm.
- Classificação taxonómica, dimensões, habitat e outras curiosidades de cada
uma das espécies.
- Destinado não apenas aos académicos e estudantes da área, mas também a
um público mais alargado onde se incluem os praticantes do mergulho ou de
pesca submarina.
- Colaboração de alguns dos melhores fotógrafos submarinos nacionais.

Autores: Nuno Vasco Rodrigues, Paulo Maranhão, Pedro Oliveira, José Alberto

Página da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche - ESTM

Pdf demonstrativo do Guia

Comentário: Como ex-aluno de Biologia Marinha e Biotecnologia da ESTM e ex-colega e ex-aluno de alguns dos autores, aqui endereço os meus Parabéns pelo trabalho realizado ao longo de anos e pelo livro de grande qualidade que penso adquirir logo que possa :) Um grande abraço...

Etiquetas: , , ,

Mamíferos e anfíbios estão a atravessar “crise de extinção”

Mamíferos e anfíbios estão a atravessar “crise de extinção” - PUBLICO
06.10.2008
Ricardo Garcia





Figuras: Lince ibérico e distribuição (http://animais-em-vias-de-extincao.blogs.sapo.pt/357.html)

Os mamíferos e os anfíbios do mundo estão numa “crise de extinção”, diz a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). De acordo com a edição de 2008 da Lista Vermelha das espécies ameaçadas, divulgada hoje, há 1141 mamíferos em risco de extinção – cerca de 21 por cento das 5487 espécies conhecidas.

Pela primeira vez, a Lista Vermelha avaliou todas as espécies descritas de mamíferos. Mas, entre elas, há 836 para as quais não há dados suficientes para se saber se estão ou não ameaçadas. O número de mamíferos em perigo pode chegar aos 36 por cento do total.

Há 188 mamíferos “criticamente em perigo” de desaparecer, entre eles o lince ibérico (Lynx pardinus), que é utilizado pela UICN este ano como exemplo da actual crise da biodiversidade. Só em Espanha é que o lince ibérico tem sido avistado na natureza. Segundo um comunicado da UICN, a espécie “tem uma população de 84 a 143 adultos e que continua em declínio”.

Também os anfíbios atravessam uma séria crise de sobrevivência, segundo a UICN. Praticamente um em cada três espécies que existem no mundo corre o risco de se extinguir.


Figura: Rã Australiana ameaçada de extinção - Pseudophryne corroboree
(http://biowilson.blogspot.com/2008/03/campanha-internacional-declara-que-2008.html)


Mamíferos, anfíbios e aves são os únicos grupos de seres vivos cujas espécies identificadas estão avaliadas quase que integralmente na Lista Vermelha. O mesmo não ocorre com répteis, peixes, invertebrados e plantas.

No total, dos cerca de 1,6 milhões de espécies até agora descritas no mundo, apenas 2,7 por cento foram avaliadas pela Lista Vermelha. Destas, 38 por cento estão em risco de extinção.

Mamíferos e anfíbios em crise de extinção

Etiquetas: , ,

O Parque de Natureza de Noudar



O Parque de Natureza de Noudar

"Por estes campos onde a azinheira é rainha, os rios serpenteiam pelo ondulado do relevo, cumprindo um ciclo que todos os anos se repete e garante a riqueza natural desta região de singular beleza. Com as chuvas do Outono, regressaram as pastagens verdejantes, os matos libertam os naturais aromas mediterrânicos, o montado propicia alimento e abrigo a veados e javalis, raposas e genetas e até os grifos já por aqui passaram, nas suas longas viagens migratórias. Tudo nos envolve num clima de natural e absoluta tranquilidade, convidando para longos passeios e merecidos descansos."


"A par da actividade agro-pecuária que se desenvolvia na Herdade da Coitadinha, o projecto que, a partir de 1981, o Campo Arqueológico de Mértola iniciou em Noudar, trazia à Herdade um frenesim a que raramente se tinha assistido, transformando-a num ponto de encontro entre trabalhadores da UCP, da autarquia, estudantes universitários e investigadores. O Monte da Coitadinha transformava-se numa amálgama de gentes e culturas cuja memória marca todas as gerações de barranquenhos que por ali passaram, com a instalação no local dos laboratórios e zonas de tratamento e estudo do espólio arqueológico.


Nesse contexto, a autarquia colaborava intensamente nos objectivos de sobrevivência e enraizamento da UCP Fronteira Alentejana, com o fito claro de resolver um dos mais graves problemas da região, na altura, o desemprego, e entendia, que "fazer alguma coisa no castelo " era fundamental para, também por aí, encontrar soluções para a consolidação do papel das autarquias no processo de desenvolvimento local, que começara com as Comissões Administrativas a dar os primeiros passos.

A 19 de Outubro de 1990, a propriedade da Coitadinha é restituída aos herdeiros de D. Maria das Dores Blanco Fialho Garcia. Inicia-se então um longo período de litígio que termina com a aquisição, em 1997, da propriedade da Coitadinha pela EDIA e do Castelo de Noudar, pela Câmara Municipal de Barrancos."

Parque de Natureza de Noudar Alentejo


À descoberta da ictiofauna do Parque de Natureza de Noudar: Parte I – Espécies mais frequentes
Fauna Piscicola do Parque de Natureza de Noudar Alentejo


"O Parque de Natureza de Noudar contém uma importante comunidade de peixes de água-doce que, embora sejam difíceis de observar, valem a pena conhecer não só pela sua riqueza como pela sua importância ecológica. "

Joana F. Santana

"O Parque de Natureza de Noudar é um local onde, devido à sua curiosa configuração, é permitido ao visitante estar em permanente contacto com o meio aquático. A sua forma é condicionada pelos meandros de dois cursos de água pertencentes à Bacia Hidrográfica do rio Guadiana, o rio Ardila, que delimita as vertentes Norte e Noroeste do Parque e a ribeira de Múrtega a delimitar a vertente Sul. Não obstante esta estreita proximidade com o meio dulciaquícola, o contacto directo dos visitantes com a ictiofauna presente no Parque de Natureza de Noudar, durante um simples passeio, pode ser bastante escasso ou até mesmo inexistente, o que frequentemente conduz ao desinteresse por esta importante componente faunística. Tal facto deve-se sobretudo à topografia da área com encostas, por vezes, bastante declivosas. Pretende-se assim, com esta pequena nota informativa despertar a população em geral e os potenciais visitantes do Parque de Natureza de Noudar, em particular, para a importância ecológica dos peixes de água doce presentes no Parque num enquadramento mais alargado que é toda a bacia em que se inserem, a Bacia Hidrográfica do Guadiana.


Figura: Ribeira da Murtega.

A grande diversidade ictiofaunística presente na Bacia Hidrográfica do Guadiana e o elevado número de espécies autóctones, correspondentes a 75% do total, entre as quais se encontram diversas espécies de distribuição restrita e com elevado estatuto de conservação, colocam esta bacia entre as mais importantes bacias portuguesas do ponto de vista da ictiofauna. É assim possível encontrar cerca de 31 espécies de peixes com diferentes características ecológicas consoante a sua localização ao longo da bacia, entre as quais espécies migradoras, estuarinas e dulciaquícolas. São exemplos as lampreias, os esturjões, as enguias, as tainhas, os robalos, os barbos, os escalos e as bogas.

Quanto aos cursos de água do Parque de Natureza de Noudar, à semelhança da bacia onde se encontram, são bastante ricos do ponto de vista da ictiofauna que albergam. As 14 espécies neles presentes são, devido às características ecológicas do local, estritamente dulciaquícolas, contando apenas com 4 espécies exóticas. As espécies autóctones são todas endémicas da Península Ibérica, apresentando o estatuto de conservação desfavorável a nível nacional ou mesmo internacional.


As espécies mais frequentemente observadas no Parque de Natureza de Noudar são o barbo de Steindachneri (Barbus steindachner ) e o barbo-de-cabeça-pequena (Barbus microcephalus ), seguidas do bordalo (Squalius alburnoides ), que apesar de bastante comum é menos abundante."...


Figura: Barbo de Steindachner

..."As principais ameaças à sua conservação são a poluição, a destruição do seu habitat e a introdução de espécies exóticas."

Fauna Piscicola do Parque de Natureza de Noudar Alentejo


Comentário: A criação deste parque de Natureza foi uma das medidas de compensação da EDIA devido à construção da barragem do Alqueva, este local possui ainda uma enorme biodiversidade, e o modelo de gestão escolhido tem sido exemplar, mas já houve "sussurros" que colocavam a possibilidade de toda esta área puder vir a ser vendida... Espero que não aconteça e que não seja permitido uma jogada dessas...

Etiquetas: , , ,

Optimismo...

Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Otimismo:
[green]*[/green] www.RecadosOnline.com/otimismo.html [green]*[/green]


domingo, outubro 05, 2008

Os biocombustíveis causam fome e levam à destruição das florestas

Os biocombustíveis causam fome e levam à destruição das florestas:
Paulo Miguel Madeira
(Biocombustiveis)
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1344406



As políticas dos Estados Unidos e da União Europeia de fomento dos biocombustívies preocupam Timothy Searchinger, que antevê consequências devastadoras de uma intensificação do seu uso, pelo menos com as características que têm actualmente. Estaremos em presença de (mais) um teste à consistência das políticas ambientais?

Timothy Searchinger é investigador americano da Universidade de Princeton, ex-advogado de uma importante organização ambientalista do seu país e acérrimo crítico dos biocombustíveis actuais. Não acredita sequer que alguma vez possam vir a ser uma alternativa de vulto para os combustíveis fósseis utilizados para os transportes rodoviários e acha que poderão levar milhares de milhões de pessoas à fome, se os actuais planos da União Europeia e dos Estados Unidos se concretizarem.
As suas grandes objecções prendem-se, por um lado, com o facto de actualmente os biocombustíveis serem essencialmente obtidos através da agricultura, levando ao sacrifício da produção alimentar e a um grande aumento da fome no mundo. Por outro lado, no conjunto estão a contribuir para o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, reforçando o efeito de estufa.
Aos 48 anos, está preocupado com o futuro do planeta, em particular com o risco de desaparecimento das florestas actuais e com o aquecimento global. Falou com o PÚBLICO em Bruxelas em Junho, durante a Semana Verde da Comissão Europeia...
---------------------------------------------------------------------------------------
Meu comentário: Muitos estudos indicam que o metano (Aquecimento global Metano) que é 20 vezes mais potente que o CO2, e algumas das culturas mais usadas para obtenção de biocombustiveis têm um grande impacto ecológico, caso da cana do açucar (consome muita água, o aumento das grandes áreas de cultivo desta cultura têm sido obtidas através do corte de floresta tropical e esta cultura antes de ser colhida fazem uma queimada que obviamente liberta CO2), logo os biocombustiveis no geral, são tudo menos uma energia de uso sustentável, excepto no caso do uso de óleo de cozinha já usado que há falta de melhor solução pelo menos não é descarregado como efluente liquido nos cursos de água e não vai reduzir a funcionalidade das ETAR's.


Foto de cana do açucar antes da colheita...

Etiquetas: , ,

O Mundo está a comprar a Amazónia

O Mundo está a comprar a Amazónia... já que isto é permitido, num Mundo em que a Economia MANDA NA NOSSA VIDA E NA EVOLUÇÃO DO MUNDO, vamos ver se a maior parte da Amazónia fica nas mãos de quem a conseguir manter o mais intacta possível, com toda biodiversidade que lhe é característica!!! ... De qualquer forma é perigoso deixar a Amazónia na mão de privados,ainda para mais de grandes empresas, no caso do Video abaixo, uma empresa de Biotecnologia, ... pois porque eles não se ficam por ajudar o Mundo sem contrapartidas, a jogada tem garantia de lucro no Futuro, pois a floresta tropical Amazónica com a sua enorme biodiversidade pode conter a cura e solução para muitas doenças, por exemplo, há quem diga que todas as doenças podem ter uma cura escondida nos coponentes de plantas e animais que ali vivem,... e temos de ter em conta que muitas das pessoas que contribuem para a destruição da floresta, não o fazem em consciencia, fazem porque a sua condição de vida é miserável e nem sequer têm a noção do que estão a fazer... que acontecerá a estas pessoas?! Quando entrarem na floresta para fazer uma queimada para cultivar a terra serão abatidas a tiro, porque estarão em propriedade privada?!!! Será que alguém lhes permitirá ter um futuro melhor de forma a que a sua vida possa coexistir com a existencia da floresta??!! Vamos ver que caminho será seguido... TUDO PODE ACONTECER quando grandes poderes tomam controlo do Mundo...

Etiquetas: , , ,

REPORTAGEM do Jornal PUBLICO: Da nascente do Rio Sabor até à Foz

REPORTAGEM do Jornal PUBLICO: Da nascente do Rio Sabor até à Foz
03.10.2008
Alexandra Lucas Coelho


(Reportagem Fotográfica)

Vai-se num jipe de ir às perdizes e às trutas. Primeiro acaba a estrada, depois o caminho, depois Portugal. Então vai-se a pé, por uma paisagem de há mil anos. Aí nasce o Sabor, antes de começar a descer Trás-os-Montes. É uma memória de Portugal em risco. A barragem vai engolir milhões de plantas, animais e a terra dos homens. Viagem da nascente à foz, a partir de hoje.

...
A nascente do Sabor é um nordeste selvagem. Serranias de erva tenra, giesta, carqueja e urze, grandes pedras zoomórficas e um esqueleto de vaca à beira da água.

Devia ser assim em 1008 e é assim em 2008, começo do Outono. A fronteira ficou para trás há mais de uma hora a pé. Primeiro acaba a estrada, depois o trilho, depois Portugal.

O fim de Portugal é quando aparece um marco no meio do mato, de um lado P, do outro E.

O rio nasce entranhando-se. É por isso que na nascente a terra parece mexer debaixo dos pés, empapada, deslizante.

A partir daí, o Sabor desce numa linha sinuosa, cortando Trás-os-Montes de alto a baixo, até encontrar as águas do Douro.

A sua natureza é milenar.

A indigestão da barragem

O Sabor é "um retrato de tempos recuados, provavelmente medievais", diz Carlos Aguiar, ...

Bragança, a próspera, ainda não tem engarrafamentos, e este botânico é um Pepe Rápido a pensar enquanto age, mas o Sabor não acaba.

E por onde começar - pela indigestão da barragem que vai engolir milhões de plantas e animais?

Em metade do percurso do Sabor, a água subirá, cobrindo montes e vales, até aos 234 metros de altitude. Não quer isto dizer que o rio suba 234 metros, porque não está à cota zero. No ponto mais baixo, junto ao paredão, poderá subir 101 metros normalmente e 111 em níveis de armazenamento, segundo a EDP. É a altura do Cristo-Rei, em Almada.

Foi um braço-de-ferro entre ambientalistas e decisores políticos. Agora está decidido.

Carlos Aguiar é contra. "E não sou um radical em matérias de ambiente. Difícil é o caminho do meio, aquele em que é preciso estar informado e quem o segue apanha nas orelhas dos dois lados." ...

O que é que faz do Sabor um rio único?

"Primeiro, é extenso, só a albufeira tem 50 quilómetros. Depois, sulca Trás-os-Montes e percorre todas as suas regiões naturais. Inicia-se na montanha e desagua num vale profundo. É um espectro muito amplo."

Mas não exactamente selvagem, como se costuma dizer. "Não é o último rio selvagem. O que acontece é que percorre uma região muito pobre e as margens foram abandonadas há mais tempo que no Douro, no Tejo, no Mondego. Antes havia agricultura na montanha, pastorícia, centeio, batata. E nas terras baixas, oliveira, trigo, amendoeira."

Ainda há, mas muita gente emigrou e a geografia é dura. "É um rio torrencial, o caudal varia muito ao longo do ano. E é profundo, atravessa território inóspito. O facto de a agricultura nunca ter sido tão intensiva como noutras zonas e ter sido abandonada logo nos anos 50/60 permitiu que os bosques de azinheiras e sobreiros se reconstituíssem."

Para além dos bosques, há "matas de buxo, lodão bastardo, cerejeiras de Santa Luzia...", um conjunto tão raro e denso que Carlos Aguiar resume as coisas assim: "O vale do Sabor é para um botânico o que a igreja mais antiga de Portugal, a Capela de São Frutuoso de Montélios, é para um historiador."

Por causa do abandono das terras tão cedo, "hoje o Sabor tem ecossistemas terrestres em melhor estado que há 50 anos". Podia ser "uma espécie de trecho wilderness", pouco tocado pelo homem. "A Europa está toda muito tocada e os europeus têm a obrigação de criar 'áreas wilderness', de onde são retirados todos os elementos de artificialismo."

Nenhuma ilusão quanto às barragens, no entanto, atalha: "Precisamos de algumas grandes barragens porque temos muitas eólicas. Mas têm que sobrar sítios onde não se constrói, pelo menos um. E o Sabor é o sítio certo, porque está pouco modificado pelo homem."

Os eventuais benefícios locais desta barragem não o impressionam. Mão-de-obra, acha, "será pouca" e de fora. "Quem vai trabalhar na construção das barragens são imigrantes." E turismo, será "o da sandes de queijo", com "uma procura temporária" dos serviços de café e restaurante.

Sustentado por um recente estudo espanhol, Carlos Aguiar não é o primeiro nem será o último a dizer: "O turismo rural é uma ilusão..."

Memória de um País

E se lá déssemos um salto?

"Isto é o rio Sabor. Tudo se está a silvestrar. O coberto está a reconstruir-se e está a haver espaço para os animais, raposas, corços, javalis, lobos, esquilos, martas, fuinhas..."

PARA VEREM TODA A REPORTAGEM CONSULTAR:

Reportagem

E PARA VER A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:

Fotografias

Etiquetas:

A minha própria Fotogaleria sobre o Rio Sabor

À parte desta reportagem e para ilustrar o que é o rio Sabor vou colocar algumas fotos, estas da minha autoria, que tirei numa campanha de inventariação de peixes do rio Sabor...

Uma das experiências mais espetaculares da minha vida... ali vive-se a Natureza, até nos esquecemos do quão pequeno é o Nosso País:




















Verdemã















Panjorca/vermelhinha


Escalo


Bordalo


Barbo



Etiquetas: