Free Web Site Counter
Free Counter

domingo, outubro 05, 2008

Os biocombustíveis causam fome e levam à destruição das florestas

Os biocombustíveis causam fome e levam à destruição das florestas:
Paulo Miguel Madeira
(Biocombustiveis)
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1344406



As políticas dos Estados Unidos e da União Europeia de fomento dos biocombustívies preocupam Timothy Searchinger, que antevê consequências devastadoras de uma intensificação do seu uso, pelo menos com as características que têm actualmente. Estaremos em presença de (mais) um teste à consistência das políticas ambientais?

Timothy Searchinger é investigador americano da Universidade de Princeton, ex-advogado de uma importante organização ambientalista do seu país e acérrimo crítico dos biocombustíveis actuais. Não acredita sequer que alguma vez possam vir a ser uma alternativa de vulto para os combustíveis fósseis utilizados para os transportes rodoviários e acha que poderão levar milhares de milhões de pessoas à fome, se os actuais planos da União Europeia e dos Estados Unidos se concretizarem.
As suas grandes objecções prendem-se, por um lado, com o facto de actualmente os biocombustíveis serem essencialmente obtidos através da agricultura, levando ao sacrifício da produção alimentar e a um grande aumento da fome no mundo. Por outro lado, no conjunto estão a contribuir para o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, reforçando o efeito de estufa.
Aos 48 anos, está preocupado com o futuro do planeta, em particular com o risco de desaparecimento das florestas actuais e com o aquecimento global. Falou com o PÚBLICO em Bruxelas em Junho, durante a Semana Verde da Comissão Europeia...
---------------------------------------------------------------------------------------
Meu comentário: Muitos estudos indicam que o metano (Aquecimento global Metano) que é 20 vezes mais potente que o CO2, e algumas das culturas mais usadas para obtenção de biocombustiveis têm um grande impacto ecológico, caso da cana do açucar (consome muita água, o aumento das grandes áreas de cultivo desta cultura têm sido obtidas através do corte de floresta tropical e esta cultura antes de ser colhida fazem uma queimada que obviamente liberta CO2), logo os biocombustiveis no geral, são tudo menos uma energia de uso sustentável, excepto no caso do uso de óleo de cozinha já usado que há falta de melhor solução pelo menos não é descarregado como efluente liquido nos cursos de água e não vai reduzir a funcionalidade das ETAR's.


Foto de cana do açucar antes da colheita...

Etiquetas: , ,