Free Web Site Counter
Free Counter

quarta-feira, junho 15, 2011

“Morcegos à solta na cidade de Santarém” - Noite Europeia dos Morcegos

“Morcegos à solta na cidade de Santarém” - Noite Europeia dos Morcegos, no dia 7 de Julho na Casa do Ambiente


O Município de Santarém associa-se à iniciativa Noite Europeia dos Morcegos e promove o workshop “Morcegos à solta na cidade”, contando com a colaboração de Bruno Silva e Sílvia Barreiro especialistas em identificação acústica de morcegos, que orientarão a sessão teórica e prática. Atendendo a que o tema são os morcegos o workshop irá decorrer no dia 7 de Julho a partir das 20H30, na Casa do Ambiente (Rua Pedro Canavarro, Edifício do Ex-Ginásio do Seminário).

O Programa do Workshop terá os seguintes objectivos:

 Difundir informação sobre identificação, ecologia e conservação das 25 espécies de morcegos em Portugal Continental;
 A importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas;
 Observação de morcegos no jardim das Portas do Sol.


Pretende-se ainda recolher informação junto da população sobre localização de abrigos de forma a que o Município de Santarém possa colaborar com a Comunidade Científica na recolha de dados para o Atlas dos Morcegos de Portugal Continental, que está a ser criado com o objectivo de mapear a distribuição das 25 espécies de morcegos existentes em Portugal Continental, sendo que a mapeação irá decorrer até 2013.
A Noite Europeia dos Morcegos (resultante do Acordo Europeu para a Conservação dos Morcegos – EUROBATS) pretende sensibilizar a população em geral assim como a comunidade educativa, para a importância destes pequenos mamíferos voadores, muitos dos quais em perigo de extinção.
Este workshop está aberto à participação do público em geral. Todos os interessados em participar nesta sessão, deverão contactar a Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável através dos contactos:
Telefone: 243 304 450 ou e-mail: drpa@cm-santarem.pt