Free Web Site Counter
Free Counter

segunda-feira, outubro 06, 2008

Guia de Espécies Submarinas das Berlengas

Guia de Espécies Submarinas das Berlengas



"A identificação de mais de trezentas espécies subaquáticas nas Berlengas, algumas delas observadas pela primeira vez em mergulhos, leva os especialistas a acreditar que esta reserva natural é uma “amostra” da diversidade da fauna da costa de Portugal continental.
“O que existe é bem representativo da fauna da costa portuguesa continental”, disse à agência Lusa o biólogo Nuno Vasco Rodrigues, um dos autores do livro “Guia de Espécies Submarinas”. O livro, que reúne informação sobre trezentas e vinte espécies identificadas na Berlenga através de mais de seiscentos mergulhos, é lançado hoje no Oceanário de Lisboa.

Segundo o investigador, na Berlenga existem características “únicas” na costa portuguesa continental que oferecem condições para as espécies vindas de outras paragens se adaptarem e conseguirem aí sobreviver.

“Na Berlenga concentram-se espécies de águas mais frias e de águas mais quentes, face à influência mediterrânica”, daí a sua biodiversidade”, referiu.

O aquecimento global do planeta é uma das hipóteses apontadas para haver espécies de águas mais quentes a fixar-se nas Berlengas, algumas das quais foram observadas pela primeira vez no trabalho preparatório deste guia"...

Agência Lusa

- 320 espécies em mais de 400 fotografias que retratam os organismos como os
vemos no seu habitat natural.
- 232 páginas com dimensões 15cm*23cm.
- Classificação taxonómica, dimensões, habitat e outras curiosidades de cada
uma das espécies.
- Destinado não apenas aos académicos e estudantes da área, mas também a
um público mais alargado onde se incluem os praticantes do mergulho ou de
pesca submarina.
- Colaboração de alguns dos melhores fotógrafos submarinos nacionais.

Autores: Nuno Vasco Rodrigues, Paulo Maranhão, Pedro Oliveira, José Alberto

Página da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche - ESTM

Pdf demonstrativo do Guia

Comentário: Como ex-aluno de Biologia Marinha e Biotecnologia da ESTM e ex-colega e ex-aluno de alguns dos autores, aqui endereço os meus Parabéns pelo trabalho realizado ao longo de anos e pelo livro de grande qualidade que penso adquirir logo que possa :) Um grande abraço...

Etiquetas: , , ,