Free Web Site Counter
Free Counter

terça-feira, setembro 27, 2011

SOS Alviela Reabilitar - Outubro 2011




PARTICIPEM


Câmara Municipal de Santarém lança a iniciativa SOS Alviela Reabilitar no próximo dia 29 de Setembro de 2011



A reabilitação do rio Alviela é uma prioridade da autarquia que tem vindo a ser desenvolvida com base num trabalho de cooperação entre as Entidades Públicas com competência na Gestão dos Recursos Hídricos, a Comunidade Científica e o envolvimento da população, em particular a comunidade escolar.
A Câmara Municipal de Santarém através da sua Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem alinhado a sua estratégia para a despoluição do rio Alviela no estabelecimento de parcerias estratégicas que possibilitam potenciar os conhecimentos técnico-científicos e recursos à aplicação a um caso real de poluição grave de um recurso hídrico, e à motivação para a participação pública activa nas questões ambientais.
A criação desta rede tem permitido alcançar objectivos neste processo que garantirão a reabilitação do rio Alviela. Regista-se o elevado sucesso obtido pelo número de cidadãos que participaram nos últimos dois anos no Projecto Rios, cerca de 1500.
A iniciativa SOS Alviela foi lançada em 2009, tendo sido desenvolvida todos os anos, numa perspectiva de vigilância e mitigação do impacte negativo de um episódio de poluição grave no rio, com a criação de um procedimento para salvamento de espécies autóctones para tanques, de forma a reintroduzir os exemplares capturados no ecossistema, através da congregação de esforços entre a autarquia, a GNR-SEPNA, a ARH do Tejo, um grupo de proprietários dos terrenos confinantes com o rio, pescadores, e cidadãos activos no ambiente, em 2011 pretende-se que a iniciativa represente uma visão que contribua para a preservação da Biodiversidade e disseminação de boas práticas nas intervenções nas linhas de água.



Destacam-se as seguintes acções abertas ao público:


Sessão de lançamento em 29 de Setembro de 2011:

10H30m – Salão Nobre dos Paços do Concelho;
 Sessão de abertura – Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém;
 Lançamento da iniciativa SOS Alviela Reabilitar – Chefe de Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
 Ponto de situação dos projectos englobados no Protocolo celebrado entre o Instituto da Água, I.P. (INAG, I.P.), a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, I.P: (ARH do Tejo, I.P.), a Câmara Municipal de Alcanena (CM Alcanena) e a Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA) com vista à Reabilitação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena | ARH do Tejo;
 Metodologia de reabilitação de rios – Caso de estudo do rio Alviela – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto | Mestre Pedro Teiga;
 Assinatura de Protocolo de Cooperação no âmbito da Protecção e Valorização dos Ecossistemas Naturais entre o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Santarém.



15h00m – Aplicação de técnicas de Engenharia Natural no rio Alviela – Vaqueiros;




Workshop Morcegos à solta em Vaqueiros | 6 de Outubro de 2011 - 18H30m/20H00m na sede da Junta de Freguesia de Vaqueiros;





Saída de campo de observação de aves em Vale de Figueira | 8 de Outubro de 2011 – 10H00m/12H30m




Construção de caixas ninho para Coruja-das-Torres na Casa do Ambiente | 14 de Outubro de 2011 – 15H30m/17H30m;




Encerramento - Projecto Rios em Vaqueiros – 22 de Outubro de 2011 – 10H00m/12H30m;



Sessões sobre Reabilitação de Linhas de Água - Acção de formação sobre reabilitação de linhas de água e envolvimento das partes interessadas na gestão sustentável dos Recursos Hídricos nas quatro juntas de freguesia ribeirinhas do rio Alviela:


• Junta de Freguesia de Vaqueiros – 11de Outubro - 18h30m /20H00m

• Junta de Freguesia de Pernes – 12 de Outubro - 18h30m /20H00m

• Junta de Freguesia de São Vicente do Paúl – 13 de Outubro - 18h30m /20H00m

• Junta de Freguesia de Vale de Figueira – 17 de Outubro - 18h30m /20H00m

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home