Free Web Site Counter
Free Counter

terça-feira, outubro 21, 2008

Políticas “verdes” da Califórnia criaram mais de um milhão de empregos em 30 anos

Políticas “verdes” da Califórnia criaram mais de um milhão de empregos em 30 anos



Foto fonte wikipédia: Califórnia

Califórnia criou 1,5 milhões de empregos nos últimos 30 anos e poupou 56 mil milhões de dólares (cerca de 47 mil milhões de euros) com a factura energética desde 1972 porque utilizou a energia de forma mais eficiente do que os outros estados norte-americanos, revela um estudo do economista David Roland-Holst divulgado ontem. Em média, um californiano gasta menos 40 por cento de electricidade do que a média do país.

O estudo “Energy Efficiency, Innovation, and Job Creation in California”, coordenado por Roland-Holst, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, revela que as políticas energéticas eliminaram 25 mil postos de trabalho mas criaram 1,5 milhões, de 1977 a 2007.

Este economista do Centro para a Energia, Recursos e Sustentabilidade Económica, daquela universidade, concluiu também que com as medidas os consumidores pouparam cerca de 56 mil milhões de dólares (cerca de 47 mil milhões de euros) com a factura energética desde 1972.

“Os consumidores puderam reduzir os gastos com a energia (...); essas poupanças foram aplicadas em outras necessidades”, revela o estudo, citado pelo “New York Times”...


Políticas verdes e desenvolvimento

Comentário: Afinal desenvolvimento pode ser compatível com redução do consumo energético, menor emissão de CO2 e maior eficiência, ao contrário do que muitos lideres políticos defendem...

Etiquetas: ,