Free Web Site Counter
Free Counter

terça-feira, junho 14, 2011

Câmara de Santarém adopta ribeira de Alcobertas - Projecto Rios




A Câmara de Santarém, através da DADS – Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai “adoptar” a ribeira de Alcobertas, numa acção que conta com o envolvimento do Agrupamento de Escuteiros 1073 da Gançaria.

A primeira acção com o envolvimento do Agrupamento de Escuteiros 1073 da Gançaria decorreu no dia 11 de Junho, num troço da ribeira de Alcobertas, com a monitorização através da observação da fauna e flora, assim como através da realização de testes físico-químicos para a avaliar a qualidade da água.
Foi possível capturar juvenis de quase todas as espécies de peixes existentes nesta ribeira, a saber: escalos (Squalius pyrenaicus), verdemã adulta (Cobitis paludica),bogas (Chondrostoma polylepis) e a espécie exótica góbio (Gobio gobio).


O Projecto Rios já é desenvolvido pela Câmara de Santarém desde 28 de Fevereiro de 2008, tendo já envolvido mais de 1000 pessoas.


Com esta acção, o Projecto Rios passou a ter 9 troços de rio adoptados no Concelho:

- 4 troços no rio Alviela – nas freguesias de Vaqueiros, Pernes, São Vicente do Paúl e Vale de Figueira;

- 1 troço no rio Centeio - freguesia de Pernes;

- 1 troço na ribeira do Cubal - freguesia de Alcanede;

- 1 troço na ribeira de Cabanas - freguesia Azóia de Baixo;

- 1 troço no rio das Patas - freguesia de Vale de Santarém;

- 1 troço na ribeira de Alcobertas - freguesia de Gançaria.


A ribeira de Alcobertas possui valores faunísticos importantes, tais como a presença de espécies como o escalo do sul (Squalius pyrenaicus) e enguia (Anguilla anguilla), ambas com estatuto de “em perigo”, no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.


Estas iniciativas pretendem dar continuidade a um trabalho contínuo de Educação Ambiental e promoção de uma cidadania activa informada e consciente, dando a conhecer os nossos recursos hídricos, biodiversidade associada e a sua importância.