Free Web Site Counter
Free Counter

quarta-feira, junho 17, 2009

Desflorestação mantém população da Amazónia pobre

Estudo mostra ausência de desenvolvimento sustentado
Desflorestação mantém a Amazónia pobre
12.06.2009 - 09h55 Ricardo Garcia

A desflorestação da Amazónia é como uma onda. Quando está no seu auge, até melhora as condições de vida locais. Mas depois que passa, volta tudo a ficar como estava: pobre. Esta é o principal resultado de um estudo hoje divulgado na revista Science, liderado por uma investigadora portuguesa.

Foi a primeira vez que a bióloga Ana Rodrigues - ligada ao Instituto Superior Técnico, à Universidade de Cambridge (Reino Unido) e ao Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva (França) - se debruçou sobre o tema da Amazónia. "É um bom sistema de estudo", afirma Ana Rodrigues, cuja principal área de investigação são as relações entre o desenvolvimento e a biodiversidade. "Ali, o desenvolvimento está a acontecer muito rapidamente", justifica.

O estudo hoje publicado - em co-autoria com investigadores do Imperial College de Londres e da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia, no Brasil - apresenta um retrato espacial do nível de vida de 286 municípios da região, em função do grau e intensidade da desflorestação.

Imagens de satélite permitiram classificar os municípios em sete categorias. Num extremo estão aqueles com floresta praticamente virgem. No outro, aqueles que já foram vítimas do abate generalizado de árvores no passado. No meio está a "fronteira" da desflorestação, ou seja, as regiões onde a agricultura e a pecuária, no momento da análise, estavam a avançar com mais força sobre o verde tropical.

O ano escolhido foi o de 2000, para o qual há abundantes dados sobre as condições de vida das populações. Como baliza, os investigadores escolheram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que agrega num só número a expectativa de vida, a literacia e o nível de vida, medido pelo rendimento per capita.

Os resultados apontam para um processo de boom e colapso, como uma bolha. O IDH dispara nos municípios por onde a onda da desflorestação está a passar. Mas depois cai progressivamente.

No final, quando já não há árvores para cortar, nem terra fértil para a agricultura, o IDH volta para um nível semelhante ao do princípio, quando a floresta era virgem. E o seu valor é substancialmente mais baixo do que a média do país.

"Não está a haver um desenvolvimento sustentado do nível de vida das populações", afirma Ana Rodrigues. Embora a tese em si não seja nova, o estudo apresentou-a sob um novo ângulo analítico.

Não há uma explicação única para o facto de o IDH subir nas zonas de fronteira da desflorestação. A chegada de migrantes de outras regiões com melhores condições de vida pode ser um dos factores. Mas a razão mais provável, especula o estudo, estará no rendimento proporcionado pelos recursos naturais e no acesso ao mercado disponilizado por novas estradas.

Já a queda subsequente do IDH, segundo Ana Rodrigues, terá dois factores determinantes: o aumento da população e uma terra já esgotada e desprovida dos recursos naturais que antes a tornavam tão atraente.

Seis vezes a área de Portugal em 30 anos

Entre 1977 e 2007, a Amazónia perdeu cerca de 570 mil quilómetros quadrados de floresta - mais de seis vezes a área de Portugal.

O recorde anual foi em 1995: 29 mil quilómetros quadrados de verde varridos do mapa. Um novo pico ocorreu já esta década, com 27 mil quilómetros quadrados devastados em 2004. De lá para cá, as áreas têm vindo a diminuir. No último ano, foram cerca de 12 mil quilómetros quadrados - quatro vezes a área ardida em Portugal em 2003.

COMENTÁRIO:

A floresta Amazónica nao é só um monte de árvores que vale dinheiro, a Amazónia é um dos maiores "pulmões" da Terra, tem algumas das maiores reservas de água doce do Mundo e alberga mais biodiversidade do que qualquer outro local na Terra, por isso não se pode pensar na Amazónia de forma simplista... Não é só o CO2 e as alterações climáticas, é salvaguardar um Mundo por descobrir, cehio de espécies que ainda nem conhecemos e que nem sequer sabemos a sua importancia para nós e para o equilibrio do Planeta...
E claro que o Brasil tem o direito de explorar parte desta floresta de forma a conseguir desenvolvimento económico, mas não se pode pensar só em termos económicos... e há formas de aproveitar a floresta de forma sustentável: delimitar áreas florestais para madeira que sejam replantadas (como se faz na Europa), utilizar muitas das plantas que têm potencial medicinal, o comércio de peixes ornamentais também pode ser um importante meio de subsistencia para as populações do Amazonas e afluentes, tantas áreas... mas a Amazónia em vez disso está a ser derrubada de forma irresponsável, estão a quebrar o equilibrio da floresta e quando esse equilibrio se romper tudo será afectado...


1 Comments:

At 02 abril, 2010 20:52, Anonymous Anónimo said...

Tenho mais uma ideia:não comprem produtos agricolas Brasileiros!Comprem só portugues.Voçe costuma comprara só portugues?Claro que não,essas merdas são para os outros,não é para os ambiemtalistas!!
Viva Salazar!!

 

Enviar um comentário

<< Home