Free Web Site Counter
Free Counter

domingo, dezembro 14, 2008

Peixes ensinam a gerar electricidade

Peixes ensinam a gerar electricidade

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram uma nova tecnologia para gerar electricidade a partir de correntes de água que se movem lentamente, como os rios em regiões sem quedas de água ou mesmo o movimento dos oceanos.

O equipamento, a que deram o nome de Vivace, nasceu da observação dos peixes e de como eles lidam com as turbulências para se movimentarem de forma eficiente. Essa nova forma de exploração da energia não depende de ondas, marés, turbinas e nem represas – apenas das vibrações induzidas pelos remoinhos.

O Vivace copia alguns aspectos da tecnologia dos peixes, que curvam os seus corpos para deslizar entre os vórtices criados à sua frente. Apenas recorrendo aos seus músculos não poderiam ser impulsionados através da água na velocidade em que nadam.

A simples presença do Vivace na corrente de água cria vórtices alternados acima e abaixo dele. Os vórtices empurram e puxam cada cilindro para cima e para baixo ao longo das suas molas. Esta energia mecânica é utilizada para accionar um gerador, que produz a electricidade.



Série de equipamentos Vivace instalados no fundo de um rio ou do mar.

Fonte: Correio de Manhã

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 14 dezembro, 2008 19:51, Blogger fj said...

(...)
as coisas que os peixes nos ensinam!
por curiosidade dei com mais um blog de um conterrâneo...
voltarei!

 

Enviar um comentário

<< Home