Free Web Site Counter
Free Counter

quinta-feira, setembro 11, 2008

Mas o rio Alviela também é vida... e há zonas a salvo da poluição

Fotos de locais bonitos do Alviela:

Nascentes dos Olhos de água:








Em baixo fotos na zona da ponte de pedra:










Rio Alviela na freguesia da Louriceira:







A partir deste ponto (confluência do rio Alviela com a ribeira dos Carvalhos) começam os verdadeiros problemas do rio Alviela... a ribeira dos Carvalhos não é mais do que o canal por onde passam as águas "tratadas" da ETAR de Alcanena, pela cor e pelo cheiro que só se sente se formos lá, mas que se sente bem, vê-se que bem que a ETAR não funciona como deveria funcionar, e para melhorar a situação diz-se que a ETAR às vezes ainda leva um reforço com água poluidas de outras ETAR's... Quando tirei as fotos até não foi numa das piores alturas!!! e abaixo desta "ribeira" o rio Alviela ainda tinha capacidade para diluir e depurar a poluição permitindo a vida de peixes e outros seres vivos, com a ultima descarga a mortalidade foi muito grande.
Um dos tóxicos presentes na água é o Crómio altamente tóxico e cancerigeno, por isso também as populações são afectadas e muito, e mais do que julgam... ou julgamos...









Diferença entre amostra de água antes da confluencia com a rib dos Carvalhos e uma amostra da ribeira dos Carvalhos... ilucidativa... e volto a frisar que não foi um momento dos piores, naquele momento a ETAR estava a funcionar "bem"!!!

Mas felizmente o rio tem capacidade de recuperação natural, alguns kilometros abaixo estava assim...




E as actividades de educação ambiental, como as promovidas pela CMS e outras, com recurso ao Projecto Rios
(Projecto Rios Pedro Teiga e Video PRios), por exemplo preparam um Futuro melhor... Talvez haja esperança :)













Etiquetas: