Free Web Site Counter
Free Counter

quarta-feira, julho 30, 2008

Fotos da ribeira de Almoster e ribeira da Atalaia

Depois de muito tempo sem escrever no meu blog, aqui venho colocar umas fotos, e em breve voltarei a escrever a sério, comentando noticias e assuntos actuais...

Grande parte das fotos que vou colocar são das ribeiras de Almoster e Atalaia (pequeno afluente da anterior), pois estas pequenas ribeiras do Ribatejo, afluentes da margem Norte do rio Tejo são muito importantes em termos de biodiversidade, mesmo em termos da sua fauna piscicola, até porque são ribeiras em que as espécies indigenas portuguesas ainda dominam, aparecendo mesmo uma espécie que só existe ali, e no rio Trancão, a Chondrostoma olisiponensis que ainda está a ser estudada.

Aparecem também Bogas portuguesas (Chondrostoma lusitanicum) Criticamente ameaçadas e que em certos troços das duas ribeiras ainda são abundantes, mas ameaçadas por focos de poluição e em anos de menor precipitação por perda de habitat e morte de exemplares quando ficam retidas em troços da ribeira que secam.

Vou então mostrar algumas das maravilhas deste Vale de Almoster...

De cima para baixo, ruivaco (C. macrolepidotum agora C. oligolepis), Boga portuguesa (C. lusitanicum), pimpão (Carassius carassius) - peixe introduzido em Portugal, mas que já existe nos nossos rios à centenas de anos, da espécie do peixe vermelho tão comum em lagos decorativos.
Balde com água, cheio de alevins de boga portuguesa que estão a ser criados em cativeiro, para posterior reintrodução no seu habitat.

Ribeira de Almoster, depois fotos de uma das nascentes que aumentam o seu caudal, e fotos da ribeira da Atalaia, incluindo a cascata de Almoster, local quase idilico, entre outras fotos interessantes deste Vale tão interessante.



Hibrido de Boga portuguesa com Ruivaco



Boga portuguesa



Pimpão (exótica)



Ribeira de Almoster (montante) perto de Guxerre



Uma nascente com cisterna antiga, com muita água, em Almoster.




Nascente da ribeira da Atalaia - pequeno afluente da ribeira de Almoster (em Almoster perto da captação de água).



Cascata de Almoster, existente na ribeira da Atalaia, em terreno privado, para entrar convém pedir autorização.




Ponte sobre a ribeira da Atalaia, no Verão deixa de correr água ficando apenas uma charca/pego, onde sobrevivem alguns peixes até voltar a chover.



Outra nascente que "alimenta" a ribeira de Almoster, na zona de Casal da Charneca - Fonte de Santa Maria, perto tem a Fonte Santa.











Etiquetas:

3 Comments:

At 03 maio, 2009 20:10, Anonymous Anónimo said...

Que fotos!!! Revelam tanto sentimento pela natureza.
Obrigado por este momento de puro prazer de viagar por Portugal. Simples e belo.
Ana

 
At 17 novembro, 2009 16:38, Blogger Inês said...

Fui procurar imagens da cascata de Almoster e encontrei o teu blog. ADOREI! É linda a cascata! Gostava muito de ficar a conhecer melhor a ribeira de Almoster, ainda para mais sendo uma habitante desta aldeia.

Inês Matos Gomes (professora CEF Ambiente EB Alex. Herculano)

 
At 28 agosto, 2011 00:47, Anonymous Anónimo said...

Eu ainda estou aprendendo com você , mas estou melhorando a mim mesmo. Eu definitivamente amo estudar todo o lote que está escrito na sua blog.Maintain as histórias por vir. Eu amado -lo!

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home