Free Web Site Counter
Free Counter

quarta-feira, junho 15, 2011

“Morcegos à solta na cidade de Santarém” - Noite Europeia dos Morcegos

“Morcegos à solta na cidade de Santarém” - Noite Europeia dos Morcegos, no dia 7 de Julho na Casa do Ambiente


O Município de Santarém associa-se à iniciativa Noite Europeia dos Morcegos e promove o workshop “Morcegos à solta na cidade”, contando com a colaboração de Bruno Silva e Sílvia Barreiro especialistas em identificação acústica de morcegos, que orientarão a sessão teórica e prática. Atendendo a que o tema são os morcegos o workshop irá decorrer no dia 7 de Julho a partir das 20H30, na Casa do Ambiente (Rua Pedro Canavarro, Edifício do Ex-Ginásio do Seminário).

O Programa do Workshop terá os seguintes objectivos:

 Difundir informação sobre identificação, ecologia e conservação das 25 espécies de morcegos em Portugal Continental;
 A importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas;
 Observação de morcegos no jardim das Portas do Sol.


Pretende-se ainda recolher informação junto da população sobre localização de abrigos de forma a que o Município de Santarém possa colaborar com a Comunidade Científica na recolha de dados para o Atlas dos Morcegos de Portugal Continental, que está a ser criado com o objectivo de mapear a distribuição das 25 espécies de morcegos existentes em Portugal Continental, sendo que a mapeação irá decorrer até 2013.
A Noite Europeia dos Morcegos (resultante do Acordo Europeu para a Conservação dos Morcegos – EUROBATS) pretende sensibilizar a população em geral assim como a comunidade educativa, para a importância destes pequenos mamíferos voadores, muitos dos quais em perigo de extinção.
Este workshop está aberto à participação do público em geral. Todos os interessados em participar nesta sessão, deverão contactar a Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável através dos contactos:
Telefone: 243 304 450 ou e-mail: drpa@cm-santarem.pt

PEIXES DOS RIOS DE PORTUGAL 2011

A minha página de internet "PEIXES DOS RIOS DE PORTUGAL"

Se quiser conhecer as espécies de peixes dos rios Portugueses pode conhece-las no meu site, com informações e fotos, mesmo de algumas espécies recentemente descobertas/identificadas. Para além dos peixes fique a conhecer outros seres vivos associados ao meio aquático dulçaquicola e algumas ameaças à biodiversidade dos nossos rios e cursos de água doce...

(PEÇO DESCULPA A TODOS OS QUE TÊM TENTADO VISUALISAR A PÁGINA E NÃO O CONSEGUEM, MAS A GEOCITIES FECHOU AS PÁGINAS GRATUITAS, PARA TER ESPAÇO NOS SERVIDORES PARA SITES TIPO HI5, FACEBOOK, ETC... PORQUE É MESMO ISSO QUE PRECISAMOS, NÃO É?!)

NO ENTANTO ALGUMA EMPRESA COLOCOU PARTE DO MEU SITE NUM LINK À PARTE, ALGUMAS FOTOS E PARTES DO SITE NÃO ESTÃO DISPONIVEIS, MAS TENTAREI RESOLVER O PROBLEMA... LOGO QUE POSSA CRIAREI UMA NOVA PÁGINA COM MAIS INFORMAÇÃO E SERÃO REPOSTAS AS FOTOS.

Em baixo novo link:

Para entrar no site CLICAR nos links em baixo:

Entrada no site

Lista de Espécies de Peixes

Impacto das barragens

terça-feira, junho 14, 2011

Sessão de esclarecimento sobre Limpeza e Conservação de Linhas de Água



Sessão de esclarecimento sobre Limpeza e Conservação de Linhas de Água integrada no Projecto de Reabilitação de Linhas de água



A Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DADS) da Câmara de Santarém, vai realizar no próximo dia 21 de Junho de 2011, às 18h00, uma sessão de esclarecimento sobre “Limpeza e Conservação de Linhas de Água – Um Dever de Todos”, na Sala da Assembleia Municipal, que conta com a participação da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH do Tejo), e que tem como público-alvo, as Juntas de Freguesia do Concelho e população em geral, nomeadamente proprietários de terrenos confinantes com linhas de água.

Esta sessão tem como objectivo divulgar as boas práticas e responsabilidades na requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, de acordo com os princípios consignado na Lei da Água – Lei n.º 58/2005 de 29 de Dezembro, de modo a alertar as populações para a importância da gestão sustentável das linhas de água na melhoria da sua função hidráulica, de forma a prevenir situações de inundação que ponham em causa a segurança das populações e seus bens, preservando os ecossistemas ribeirinhos os quais desempenham um papel importante no combate à perda da Biodiversidade.

Para inscrições na Sessão de esclarecimento contactar a DADS através do e-mail: drpa@cm-santarem.pt

Fonte:

http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/UmDeverdeTodos%C3%A9moteparasess%C3%A3odeesclarecimentosobreLimpezaeConserva%C3%A7%C3%A3odeLinhasde%C3%81gua.aspx

Outras fontes onde esta iniciativa foi noticiada:

http://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt/2011/06/06/

http://navegantedosmares.blogspot.com/




Noticias relacionadas:



http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=463&id=68421&idSeccao=7378&Action=noticia

http://www.arhtejo.pt/web/guest/apresentacoes-2010;jsessionid=123050D38803D2E4DE0047C7791228D7?p_p_id=101_INSTANCE_Xtb5&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_101_INSTANCE_Xtb5_keywords=&_101_INSTANCE_Xtb5_advancedSearch=false&_101_INSTANCE_Xtb5_andOperator=true&_101_INSTANCE_Xtb5_delta=30

http://www.arhtejo.pt/c/document_library/get_file?uuid=cd1027ed-ae48-404a-9794-111bbf561997&groupId=10225

Câmara de Santarém adopta ribeira de Alcobertas - Projecto Rios




A Câmara de Santarém, através da DADS – Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai “adoptar” a ribeira de Alcobertas, numa acção que conta com o envolvimento do Agrupamento de Escuteiros 1073 da Gançaria.

A primeira acção com o envolvimento do Agrupamento de Escuteiros 1073 da Gançaria decorreu no dia 11 de Junho, num troço da ribeira de Alcobertas, com a monitorização através da observação da fauna e flora, assim como através da realização de testes físico-químicos para a avaliar a qualidade da água.
Foi possível capturar juvenis de quase todas as espécies de peixes existentes nesta ribeira, a saber: escalos (Squalius pyrenaicus), verdemã adulta (Cobitis paludica),bogas (Chondrostoma polylepis) e a espécie exótica góbio (Gobio gobio).


O Projecto Rios já é desenvolvido pela Câmara de Santarém desde 28 de Fevereiro de 2008, tendo já envolvido mais de 1000 pessoas.


Com esta acção, o Projecto Rios passou a ter 9 troços de rio adoptados no Concelho:

- 4 troços no rio Alviela – nas freguesias de Vaqueiros, Pernes, São Vicente do Paúl e Vale de Figueira;

- 1 troço no rio Centeio - freguesia de Pernes;

- 1 troço na ribeira do Cubal - freguesia de Alcanede;

- 1 troço na ribeira de Cabanas - freguesia Azóia de Baixo;

- 1 troço no rio das Patas - freguesia de Vale de Santarém;

- 1 troço na ribeira de Alcobertas - freguesia de Gançaria.


A ribeira de Alcobertas possui valores faunísticos importantes, tais como a presença de espécies como o escalo do sul (Squalius pyrenaicus) e enguia (Anguilla anguilla), ambas com estatuto de “em perigo”, no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.


Estas iniciativas pretendem dar continuidade a um trabalho contínuo de Educação Ambiental e promoção de uma cidadania activa informada e consciente, dando a conhecer os nossos recursos hídricos, biodiversidade associada e a sua importância.










Município de Santarém promoveu o Workshop de Observação de Aves nos dias 19, 20 e 21 de Maio de 2011



Município de Santarém promoveu o Workshop de Observação de Aves nos dias 19, 20 e 21 de Maio de 2011.



O Município de Santarém promoveu o workshop: “A avifauna do Concelho de Santarém”, tendo contado com a prestigiosa colaboração do Dr. Luís Filipe Fonseca Ferreira, Docente da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e especialista em observação de aves, que orientou a sessão teórica de dia 19 de Maio e a saída de campo de dia 20 de Maio, no Paúl das Salgadas.

 A sessão teórica no dia 19 de Maio (quinta-feira) decorreu na Casa do Ambiente em Santarém com uma apresentação que abordou a importância do estudo das aves, o surgimento da ornitologia como ciência, a evolução e biologia das aves, Classificação das Aves – Sistemática e Taxonomia, métodos de censos de aves, ocorrência, diversidade e identificação de aves, Regiões Biogeográficas e Medidas de Conservação.

 A saída de campo no dia 20 e 21 de Maio decorreu no Paúl das Salgadas localizado no lugar de Casal do Paúl, freguesia de Almoster, que se situa na confluência de 3 cursos de água: ribeira de Alcobertas, rio Maior e ribeira de Almoster, sendo que este é um dos últimos paúis existentes no Concelho de Santarém. Os participantes nestas acções tiveram oportunidade de observar uma paisagem que possui um mosaico diversificado de vegetação e habitats, tais como: a galeria ripícola dos cursos de água, as sebes que bordejam os caminhos e campos agrícolas, e o próprio paúl que possui valas que permitem a ocorrência permanente de água e zonas de água pouco profunda e temporária. Esta multiplicidade de habitats e paisagem, faz com que a esta área acorram uma grande diversidade de espécies de aves que aqui se alimentam, refugiam, e nidificam, sendo que em cerca de 1h30m foi possível identificar cerca de 35 espécies de aves, cujo registo foi realizado conforme tabela em anexo.
 No dia 21 de Maio foi ainda realizada a monitorização do Paúl com a metodologia do Projecto Rios, em que os participantes entre outras actividades puderam monitorizar a qualidade físico-química da água, fizeram recolha e identificação de macroinvertebrados e outros organismos aquáticos, assim como observação da restante fauna e flora existente.

Lista de espécies observadas nesta saída de campo no link seguinte: http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Documents/Tabela%20observação%20de%20Aves.pdf






Figura 1 – Colhereiros e garça-real.



Figura 2 – Colhereiros e pernas longas.



Figura 4 – Participantes nas saídas de campo.



Fontes:
http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/Observa%C3%A7%C3%A3odeavesnoPa%C3%BAldasSalgadaspermitiuconheceresp%C3%A9ciesdesconhecidasdapopula%C3%A7%C3%A3o.aspx

http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/CasadoAmbientepromoveWorkshopsobreAavifaunadoconcelhodeSantar%C3%A9m.aspx

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=62&cid=35506&bl=1

http://www.oribatejo.pt/2011/05/workshop-%E2%80%9Ca-avifauna-do-concelho-de-santarem%E2%80%9D/

segunda-feira, junho 13, 2011


Municipio de Santarém dedicou dia 13 de Novembro à Conservação dos ecossistemas ribeirinhos


Durante a manhã do dia 13 de Novembro de 2010, teve lugar a sessão de encerramento da “Acção SOS Alviela 2010” que teve como objectivo mitigar o impacto de uma possível descarga poluente no rio Alviela.

Durante a tarde realizou-se o lançamento da “1ª Acção de Reabilitação de rios no concelho de Santarém” que permitiu intervir e reabilitar o troço da nascente da ribeira das Mós/rio Centeio, na Póvoa das Mós, freguesia de Pernes.

Reconhecendo a importância da preservação dos ambientes ribeirinhos para a Conservação da Biodiversidade e a manutenção dos serviços de ecossistema que prestam a Câmara Municipal de Santarém tem-se envolvido activamente em iniciativas para prevenir a degradação e reabilitar os rios e ribeiros do Concelho.

A “Acção SOS Alviela 2010”, que teve início a 12 de Agosto (2010), chega ao fim durante a manhã de dia 13 de Novembro (sábado). Tendo contado com o apoio da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, da GNR-SEPNA-Comando Territorial de Santarém, do Centro de Biociências do ISPA – Instituto Universitário, da Resitejo e do Instituto da Conservação da Natureza, e com o contributo da Empresa portuguesa de Águas Livres, esta iniciativa teve como objectivo mitigar o impacte de uma possível descarga poluente no rio Alviela. O saldo foi positivo, não tendo ocorrido mortalidade de peixes durante o período em que decorreu o SOS Alviela e durante todo o ano de 2010.







O lançamento da “1ª Acção de Reabilitação de rios no concelho de Santarém” teve lugar durante a tarde. No troço a reabilitar na nascente da ribeira das Mós/rio Centeio ocorrem ainda várias espécies de peixes autóctones, como a boga portuguesa (estatuto Criticamente em Perigo) e que só existe em Portugal, e o escalo (estatuto em Perigo) que aí se reproduzem.

Trata-se de uma área que exibia alguma degradação com a acumulação de resíduos e a ausência de vegetação ribeirinha, esendo que as intervenções incluiram a plantação de várias espécies de árvores autóctones para estabilização das margens, criação de refúgio para as aves e sombra para os utilizadores do espaço, a remoção dos resíduos e a reabilitação com recurso às técnicas de bioengenharia.

Nesta acção os técnicos da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia de Pernes contarão com a colaboração da Escola E.B. 2,3 D. Manuel I, do Projecto Cogitações/Escolhas, e dos Escuteiros de Pernes.

Após as monitorizações efectuadas posteriormente verificou-se que os seguintes objectivos foram alcançados:

- Plantação de árvores autóctones nas margens de 6 espécies diferentes (amieiros, salgueiros brancos, freixos, lodãos bastardos, choupo negro e loureiro) com o objectivo de aumentar a estabilidade das margens, criar refúgio para as aves e sombra para os utilizadores do espaço;
- Aplicação de técnicas de bioengenharia, como a aplicação de faxinas nas margens utilizando ramos de salgueiro negro, plantação de alguns salgueiros em estaca para contrariar a erosão das margens e aumentar a estabilidade das mesmas;
- Construção de um açude que permite a migração de peixes quando o curso de água aumenta o caudal e manter alguma água num troço do rio que no Verão tem tendência a secar, permitindo aumentar a área de habitat disponível para os peixes e principalmente para reprodução de anfíbios;
- Esta acção permitiu melhor usufruto deste recurso natural valioso por parte da população e a melhoria das condições ambientais para a Biodiversidade existente.

Fotos do resultado final apresentadas em baixo:












Fontes:


http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=26717&bl=1
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=26717&bl=1

(Naturlink)

http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/C%C3%A2maradeSantar%C3%A9mdedicadia13deNovembroaosrios.aspx">http://http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/C%C3%A2maradeSantar%C3%A9mdedicadia13deNovembroaosrios.aspx ">http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/C%C3%A2maradeSantar%C3%A9mdedicadia13deNovembroaosrios.aspx

http://http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/C%C3%A2maradeSantar%C3%A9mdedicadia13deNovembroaosrios.aspx ">http://www.cm-santarem.pt/pracapublica/noticias/Paginas/C%C3%A2maradeSantar%C3%A9mdedicadia13deNovembroaosrios.aspx


(Site Câmara Municipal de Santarém)


http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2137:camara-de-santarem-promove-accao-de-reabilitacao-dos-rios-do-concelho&catid=59:ambiente">http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2137:camara-de-santarem-promove-accao-de-reabilitacao-dos-rios-do-concelho&catid=59:ambiente">http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2137:camara-de-santarem-promove-accao-de-reabilitacao-dos-rios-do-concelho&catid=59:ambiente

http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2137:camara-de-santarem-promove-accao-de-reabilitacao-dos-rios-do-concelho&catid=59:ambiente">http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2137:camara-de-santarem-promove-accao-de-reabilitacao-dos-rios-do-concelho&catid=59:ambiente


(Correio do Ribatejo)